No próximo sábado (16), o projeto “Palhoça – Recorte na Estrada” realizará um show no Parque das Nações; no domingo (17), uma ‘mesa redonda’ ocorrerá no C.A.T
Depois de um início movimentado, com shows em São José e Laguna, o projeto “Recorte – Palhoça na Estrada” chega a Criciúma para um evento em dose dupla nos dias 16 e 17 de março. A iniciativa une três bandas palhocenses em uma turnê por Santa Catarina. Os eventos são gratuitos.
No sábado (16), o Parque das Nações Cincinato Naspolini será palco de uma verdadeira festa musical. A partir das 17h, ocorrerão os shows das bandas Yaju e os Hipertensos, Soul Ceam e Akanoá. Este será o terceiro show triplo da iniciativa — que começou em fevereiro, em São José, e confirmou apresentação em Laguna. Outras sete cidades catarinenses estão na programação.
Já no domingo (17), às 14h, o Centro de Atendimento ao Turista (C.A.T) – espaço anexo ao Parque das Nações — receberá uma nova atividade do projeto: uma ‘mesa redonda’ aberta ao público. O bate-papo é voltado aos agentes culturais da região, com o intuito de gerar conexões e discussões acerca do cenário da música independente contemporânea no estado de Santa Catarina
O projeto “Recorte – Palhoça na Estrada” é viabilizado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
A passagem da iniciativa por Criciúma tem apoio cultural da Fundação Cultural de Criciúma.
Cabe salientar que o Parque das Nações fica nas redondezas da Avenida Gabriel Zanette, no bairro Próspera, em Criciúma.
Bandas de Palhoça
Uma das raízes do projeto é a banda Soul Cream, formada por Dierre Pichorz (guitarra e vocal), Jorge Kloppel (baixo) e Oliver Silvestre (bateria). O trio cria um som original que mistura R’n’B, rock, funk, soul e blues. Essa essência já foi apresentada em eventos importantes como: Festival da UFSC, Festival da Canção Entre Rios, em Rio do Sul, na Maratona Cultural de Florianópolis e na 9ª Semana do Rock Catarinense. Além disso, eles acabaram de lançar o EP “Samsara”, que ganhou manchetes na mídia, além de duas live sessions e um EP de releituras.
Formada em 2018, a Akanoá vem colecionando lançamentos e shows em espaços considerados relevantes para o cenário local. Entre os trabalhos gravados estão os EPs “Uma ideia nesse mundo”, “Projeto” e uma live session do coletivo A Bolha. Formada por Anderson Oliveira (baixo), Caetano Cainã (bateria), João Thibes (vocal) e Matheus Barbi (guitarra), a banda segue trabalhando na produção do primeiro álbum.
A outra banda surgiu de um contexto diferente. Depois de lançar o EP “Years Before The Bad Times”, o cantor Yaju decidiu expandir seus horizontes e se unir a amigos para criar novas músicas e reinterpretar as antigas. Dessa forma, Oliver Silvestre assumiu a bateria, Dierre Pichorz incorporou o baixo e Thiago Santos passou a comandar a guitarra. Juntos, eles tocaram na 9ª Semana do Rock Catarinense e gravaram uma live session produzida pelo coletivo A Bolha.