A Rede Sesc de Teatros promove o espetáculo Enquanto a chuva cai, da Cia. Fluctissonante, do Paraná. As interpretações na peça são feitas tanto em Libras (Língua Brasileira de Sinais), como em Língua Portuguesa.
Sinopse: Duas crianças órfãs se encontram por acaso dentro de uma casa em escombros. A cidade em que vivem foi devastada pela guerra. São filhos de facções em conflito, mas em sua verdadeira inocência, ignoram sua condição de inimigas. Ignoram ainda uma outra diferença, que também não as impedirá de se tornarem amigas e aliadas na luta pela sobrevivência: uma diferença de língua. Uma delas ouve e domina a língua portuguesa. A outra, ao invés de falar, sinaliza suas ideias, percepções e sentimentos. Nasceu surda e foi educada na Língua de Sinais de seu país.
Acessível para surdos e ouvintes, o espetáculo ilustra um delicado processo de aproximação e comunicação entre dois personagens. A barreira linguística, então, não pode ser um empecilho para que se tornem amigos e cúmplices na luta pela sobrevivência.
A direção do espetáculo é de Claudete Pereira Jorge e Nautilio Bronholo Portela. O texto é de Nautilio Bronholo Portela. O elenco conta com Helena de Jorge Portela e Igor Augustho.