Guia Floripa

Espetáculo “Cascaes – Memórias do homem de argila crua”, da Cia. Aérea de Teatro

Apresentações do espetáculo “Cascaes – Memórias do homem de argila crua”, da Cia. Aérea de Teatro, serão feitas de dias 27 e 28 de abril, às 20h, no Teatro Bacchus Cavea – Centro Cultural Nau Catarineta. O evento será gratuito, com distribuição de ingressos com uma hora de antecedência.

A montagem homenageia Franklin Cascaes (1908-1983), um dos pesquisadores artistas mais importantes de Santa Catarina. Cascaes dedicou a vida a registrar os costumes e o folclore de sua época, que lhe foram base para ilustrações, esculturas, gravações e textos permeados de discursos povoados de metáforas.

O espetáculo “Cascaes – Memórias do homem de argila crua” revela o universo mitológico do pesquisador artista, no qual vivem bruxas, boitatás e outros seres fantásticos. Na obra de Cascaes está presente também o retrato dos costumes de sua época.

No palco, ilustrações, textos e esculturas entram em cena pelas mãos dos personagens, seres poéticos que ganham vida para apresentar o grande projeto de Cascaes. Eles são interpretados por Egon Seidler, Luiza Lorenz e Margô Ferreira, responsáveis por conduzir os espectadores a um passeio pelo mundo de Frankolino, como era carinhosamente chamado. “Estes seres poéticos têm a ânsia de amplificar a voz de Cascaes e suspendê-la no ar”, afirma a diretora Andrea Ojeda, da Periplo Companhia Teatral.

Cascaes tem 925 trabalhos bidimensionais, sendo 504 esboços, 421 composições, desenhos a bico de pena e a lápis; e 2.700 peças confeccionadas em argila crua e gesso calcinado. Porém, devido a fragilidade de seu acervo, raramente encontramos a oportunidade do encontro com sua obra.

A breve temporada conta com o apoio do Centro Cultural Nau Catarineta e foi contemplada pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Sair da versão mobile