Seu Gioanin é um senhor viúvo que, como muitos outros idosos, vive no interior de Concórdia, cidade do meio oeste catarinense. Desde que nasceu, viveu na roça, conhecendo a cultura dos colonos, a lida do campo, a criação de animais, a culinária típica. Durante toda a sua vida, acompanhou as mudanças que ocorreram na região, assistindo a chegada da modernidade, da eletricidade, dos veículos automotores, das máquinas, do telefone, etc. Viu a cidade acelerar seu ritmo e o modo de vida dos seus moradores mudar radicalmente.
Esperando seu filho, que deixou a roça para morar e trabalhar na cidade, vir buscá-lo para uma viagem ao Rio Grande do Sul, Seu Gioanin está ansioso para conhecer os parentes que moram na região de onde veio o seu avô, Nonno Bepe. Enquanto espera seu filho, lembra das histórias do nonno, que falam sobre a época da colonização do oeste catarinense.
Causos de pescaria e de caça, histórias de visagens e animais perigosos, as viagens e as aventuras dos primeiros colonizadores que iniciaram as vilas que se transformaram nas grandes e desenvolvidas cidades de hoje em dia.