A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) realiza, no dia 13 de novembro (quarta-feira), às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), o concerto “Noite Transfigurada”, que reúne duas obras-primas da música ocidental: “Noite Transfigurada”, de Arnold Schoenberg, e a Serenata para Cordas Op. 48, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. A apresentação, que será gratuita e aberta ao público, estará a cargo da formação de cordas da OFiC.
O ponto alto da noite será a execução inédita em Santa Catarina da emblemática obra “Noite Transfigurada”, apresentada na versão para orquestra de cordas. Neste ano, a composição celebra os 150 anos de nascimento de Arnold Schoenberg, uma das figuras mais revolucionárias da música do século XX. Embora o compositor austríaco seja amplamente reconhecido pelo desenvolvimento do dodecafonismo — um método que marcou a vanguarda musical —, a obra pertence a um período anterior e representa sua despedida do estilo pós-romântico. Inspirada em um poema de Richard Dehmel, “Noite Transfigurada” narra, por meio da música, a complexa história de amor de um casal, explorando emoções profundas e um lirismo envolvente.
A apresentação segue com a execução da Serenata para Cordas Op. 48, em Dó Maior, de Tchaikovsky. Vibrante e cheia de contrastes, a obra reflete a habilidade do compositor russo em alternar momentos de delicadeza com passagens enérgicas e grandiosas. A composição é considerada uma das mais importantes do repertório para cordas e promete encantar o público pela sua expressividade.