Guia Floripa

Edição especial do Samba de Terreiro Florianópolis nesta terça (09)

O Projeto Samba de Terreiro de Florianópolis há seis anos organiza suas rodas de samba, gratuitas, ocupando o espaço público para divulgar as características do Samba de Terreiro na cidade. A maioria das apresentações têm ocorrido na Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis, pelo simbolismo que a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito do Homens Pretos possui para as antigas comunidades de sambistas de Florianópolis. Além de coordenadores, produtores e pesquisadores, o projeto é composto por um grupo de 10 músicos reconhecidos nas melhores rodas de samba nas noites da Ilha, além de contar com o apoio e participação da Velha Guarda da Copa Lord.  

Em 2022, com o isolamento devido à pandemia, o projeto reuniu um grupo de 25 mulheres provenientes das escolas de samba mais antigas de Florianópolis chamado “As Pastorinhas”. Com a participação especial delas, foi gravado ao vivo um álbum com o título: Samba de Terreiro de Florianópolis, que estará disponível em breve nas plataformas digitais – alguns sambas já podem ser ouvidos no canal do projeto no You Tube.
  . As gravações ocorreram com transmissões pela internet, através das redes sociais do projeto.No álbum, são apresentados sambas históricos, que marcaram os terreiros e quadras das Escolas de Samba que marcaram época.Há sambas que já foram gravados e sambas inéditos, porém todos foram sucessos nas suas comunidades.

Sair da versão mobile