Depois da turnê na Itália, em agosto, apresentando o álbum “Sacudiendo al Barrio”, a banda de Buenos Aires, El Sonidero Insurgente, desembarca no Brasil para cinco apresentações. No dia 8 de setembro, Florianópolis recebe a banda no Bugio Centro. Com uma fusão de música latina, rock e melodias suburbanas, e letras que falam de histórias do “grande bairro latino-americano”, a banda já conquistou o público brasileiro e está na quinta tour, iniciando por Santa Catarina. Com um show único, festivo, dançante e enérgico, apresentam um setlist recheado de referências de cumbias, ska, reggae e música afro. A abertura do show fica a cargo da DJ VERONICA KIST que estará na programação, partir das 20h.
As apresentações de Santa Catarina serão de 6 ao dia 8 de setembro, e passam por Içara, Balneário Camboriú e Florianópolis. A banda desembarca em Porto Alegre-RS no dia 9, e no dia 10 de setembro, a tour encerra em Esteio-RS.
Além das apresentações no Brasil, El Sonidero Insurgente já fez duas turnês na Europa. A última terminou no fim de agosto e percorreu cinco cidades da Itália: Bari, Lecce, Roma, Taranto e Peschici. Em 2022 fez a turnê “Europe Trinchera Tour”. No Brasil a banda conta com um grande número de fãs, e já gravou um feat com Francisco, el Hombre.
El Sonidero Insurgente é uma banda de música urbana com ritmos folclóricos latino-americanos (música mestiça, world music) e letras fortes com conteúdo social de Buenos Aires. Criada em 2016, já produziu dois álbuns e diversos singles. Os músicos Marcos Rodriguez, na voz e guitarra; Fede Vazquez, no teclado, acordeão e coros; Walter Chamorro, no trombone e guitarra; Cheru Santillán, na bateria; e Chino Pai, no baixo, já passaram por palcos de festivais icônicos da música independente no Brasil como Morrostock (RS) e Acid Rock (RS), em 2017; TUM Sound Festival (SC), em 2019, além do Chile e Uruguai. Na Europa já se apresentaram na Espanha, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, República Checa e Polônia. Ritmos folclóricos latino-americanos e mundiais se misturam com a música urbana, somados a um espetáculo potente e festivo, com letras que reivindicam a cultura latino-americana.
Patrick do Prado, CEO da Amparo Records, selo responsável pela produção da turnê no Brasil, afirma que apresentações de bandas como da El Sonidero Insurgente promovem o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina, “onde público e artistas tem a oportunidade de se conectarem com músicos de outros países, e realizarem essa troca tão importante para a música latina. A Argentina e o Brasil são irmãos não apenas politicamente, mas também na música, pois ambos se admiram e se nutrem de suas pluralidades, seja na música, na arte, e no futebol!