O longa nacional Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, da diretora Júlia Murat, será tema do debate online da Sessão Divã, que será às 19h do dia 10 de julho no canal do YouTube da Fundação Cultural Badesc. O filme de 2011, fala sobre a passagem do tempo e sobre pertencer, seja em reclusão ou em encontrar o seu lugar no mundo.
Na live promovida pelo Cineclube da Fundação Cultural Badesc, em parceria com o Fórum Lacaniano de Florianópolis, participarão como comentaristas o pesquisador independente em Psicanálise, Filosofia e Estética, Ricardo Miranda e o psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano e mestrando em teoria psicanalítica pela UFSC, Leojorge Panegalli.
O bate-papo online será mediado pela cineasta e curadora do Cineclube da Fundação, Vanessa Sandre. E as pessoas que acessarem o link podem participar da conversa ao enviar questionamentos pelo chat.
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, conta com Sonia Guedes, Lisa Fávero, Luis Serra, entre outros nomes no elenco.
Sinopsedo filme: Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.
O longa pode ser assistido gratuitamente no site Looke.