Com dramaturgia de Nathalie Soler, o espetáculo teatral A Nova Ordem Bruxólica chega ao palco do Centro Cultural Nau Catarineta para duas apresentações: nos dias 06 e 07 de fevereiro, às 21h.
Sinopse da peça: O caso desse povo aqui, não tem dúvida, é caso de embruxamento. Disseram que na surdina da noite as bruxas lançaram um feitiço, se embebedaram do viço, sanguessugas que são. Atacaram a cidade com um terrível bruxedo, espalharam o medo, cantaram a maldição. Há quem diga, porém, que viu o bruxo dinheiro dominando os homens com sua triste feição. As mulheres disseram que tinham provas concretas que essa história de bruxa má é apenas pretexto para condená-las. Cenas, fatos, notas, causos em que a bruxa, da antiguidade ou da atualidade, se mostra mulher que luta contra aquilo que a oprime e a afasta de uma sociedade mais justa. Acompanhe algumas histórias, numa ilha, numa tarrafa, numa tribuna, numa fogueira, e um convite: à nova ordem bruxólica.
Dirigido por Viviana Schames, o espetáculo convida o espectador a refletir sobre a figura da bruxa, apresentando histórias da cultura popular açoriana e também outras referências bruxólicas, como a Santa Inquisição, que durante a Idade Média levou milhares de mulheres às fogueiras acusadas de bruxaria. Trazendo a reflexão para os tempos atuais buscamos questionar: quem são as bruxas de hoje em dia?