Guia Floripa

Dia de Baleiólogo – Mês da Baleia-Franca em Imbituba

Beleias Franca em Santa Catarina

Atividades no município de Imbituba (distante 95km de Florianópolis) marcam o pico da temporada das baleias-francas no litoral de Santa Catarina.

Setembro é o auge da temporada reprodutiva das baleias-francas, quando é registrado o maior número da espécie no litoral sul do Brasil. Na última semana de agosto/22 foram avistadas 117 delas na área de monitoramento terrestre realizado pelo Projeto ProFRANCA, em Imbituba (SC), que conta
com patrocínio da Petrobras. São checagens diárias, a partir de 15 pontos
fixos de observação, entre a praia da Pinheira, em Palhoça (SC) e o Farol
de Santa Marta (Laguna, SC).

A maioria são pares de mães com filhote, gerados na região. O litoral centro-sul do Estado de Santa Catarina é o principal berçário das baleias-francas no país, protegido pela área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca. A presença da espécie também é registrada em outros locais, como em Florianópolis, onde ao menos seis foram avistadas na semana passada.

Para comemorar o momento, o Projeto ProFRANCA preparou uma programação especial neste que é chamado o Mês da Baleia-Franca, quando é celebrada a presença da espécie. A principal atividade, já tradicional, é o Dia de Baleiólogo – uma ação que ocorrerá aos sábados de setembro, a partir das 9h. Ela proporciona ao público a experiência de vivenciar o dia a dia de um pesquisador, acompanhando como é uma manhã nesta época do ano. Nestas ocasiões, os visitantes conhecerão a metodologia de pesquisa e os equipamentos utilizados para o monitoramento terrestre, realizando uma caminhada até um dos pontos de monitoramento, no Morro de Itapirubá, próximo à sede do projeto. A duração é de em torno de 2h e as vagas são limitadas, com inscrições realizadas no site baleiafranca.org.br/dia-de-baleiologo-2022.

Também, em dois domingos deste mês, nos dias 11 e 25, serão realizadas atividades voltadas ao público infantil no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na sede do ProFRANCA, às 9h, com duração prevista de 3h. Entre jogos e brincadeiras, o projeto abordará a temática da conservação da baleia-franca e proteção do ecossistema marinho. As
vagas são limitadas a 30 participantes por sábado.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Os imagens abaixo mostram mãe interagindo com filhote na praia do Campeche – elas geralmente ficam como ventre para cima para evitar que o filhote mame, e, no caso de filhotes muito pequenos, para apoiá-los a permanecer na superfície para respirar.

Sair da versão mobile