O Ciclo ATA-ME – CINENUVIC exibirá filmes no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) mensalmente com o objetivo de fomentar discussões sobre temas cotidianos como feminismo, sexualidade e relações de gênero e étnico-raciais. A cada sessão serão convidados dois debatedores para problematizar questões suscitadas pelos filmes abordados, totalizando sete encontros. A entrada é gratuita.
O projeto de extensão ATA-ME – CINENUVIC é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina: o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS).
O NUVIC é um espaço interinstitucional que se organiza interdisciplinarmente, compreendendo as violências como fenômenos complexos, multifacetados e situados em termos geopolíticos, culturais e institucionais.
Já o NÓS é um grupo de estudos e pesquisas de caráter multi/interdisciplinar, interinstitucional e acadêmico, composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento com interesse em gênero e sexualidade no campo da Educação. A cada ano, delineia-se uma temática para o ciclo, que em 2023 será a articulação das infâncias, gênero e cinema.
PROGRAMAÇÃO:
16/06/2023, sexta-feira, 19h – Close
Sinopse: Léo e Remi são dois melhores amigos de 13 anos cujo vínculo aparentemente inquebrável é repentinamente e tragicamente rompido.
– Direção: Lukas Dhont
– Ano de Produção: 2022
– Classificação Indicativa: 12 anos
– Debatedores: Prof. Dr. Alexandre Bello (MEN-UFSC) e Profa. Dra. Carolina Votto (MEN-UFSC).
07/07/2023, sexta-feira, 19h – O Bombardeio
Sinopse: Os destinos de vários residentes de Copenhague se cruzam quando uma escola cheia de crianças é bombardeada por acidente na Segunda Guerra Mundial.
– Direção: Ole Bornedal
– Ano de Produção: 2021
– Classificação Indicativa: 16 anos
– Debatedores: A definir
11/08/2023, sexta-feira, 19h – Má Educação
Sinopse: Um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded um roteiro baseado na adolescência dos dois em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro faz Enrique refletir sobre os efeitos da repressão sexual em sua vida.
– Direção: Pedro Almodóvar
– Ano de Produção: 2004
– Classificação Indicativa: 18 anos
– Debatedores: A definir
15/09/2023, sexta-feira, 19h – Entre Mulheres
Sinopse: Mulheres em uma colônia isolada lutam para se reconciliar com sua fé após uma série de agressões.
– Direção: Sarah Polley
– Ano de Produção: 2004
– Classificação Indicativa: 14 anos
– Debatedores: A definir
20/10/2023, sexta-feira, 19h – Mães Paralelas
Sinopse: Duas mães solo se conhecem em um quarto de hospital quando estão prestes a dar à luz. Uma é uma mulher madura, enquanto a outra é uma adolescente assustada. As duas formam um forte vínculo que transforma suas vidas.
– Direção: Pedro Almodóvar
– Ano de Produção: 2021
– Classificação Indicativa:14 anos
– Debatedores: A definir
10/11/2023, sexta-feira, 19h – Eu não sou uma bruxa
Sinopse: Uma menina de oito anos é condenada por bruxaria e forçada a viver em uma comunidade sob a custódia do estado.
– Direção: Rungano Nyoni
– Ano de Produção: 2017
– Classificação Indicativa: 12 anos
– Debatedores: A definir
08/12/2023, sexta-feira, 19h – Tomboy
Sinopse: Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.
– Direção: Céline Sciamma
– Ano de Produção: 2012
– Classificação Indicativa: 10 anos