No dia 23 de maio, data do aniversário de 50 anos de “Amacord”, obra prima do cineasta Federico Fellini e do cinema mundial, o Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe o projeto Cineclube Italiano com a exibição do filme. A sessão ocorre às 19h30, com ingressos gratuitos distribuídos meia hora antes no local.
O projeto tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de anta Catarina (MIS/SC) e é promovido pelo professor Sergio Romanelli, do departamento de Línguas e Literaturas estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após a projeção da versão restaurada do filme italiano (com legendas em português), haverá um debate com Antonio Cava, estudioso de Fellini e organizador de festivais cinematográficos em Curitiba.
A data marca também a volta do Cineclube Italiano que, quinzenalmente, vai propor ao público de Florianópolis filmes, debates e encontros com representantes da cultura italiana.
Sinopse do filme:
Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.