Na terça-feira, 13 de setembro, a Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, promove o lançamento de dois livros: “Precioso”, de François Muleka e “O Teatro Negro e as Dinâmicas do Racismo no Campo Teatral”, de Julianna Rosa de Souza. O evento é gratuito e começa às 18h.
“Precioso”, com 100 páginas, faz parte de uma espécie de suíte de trabalhos artísticos homônimos, entre eles um filme com o mesmo nome, que estreia em 25 de setembro na programação oficial do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e de uma exposição de artes visuais com esculturas, pinturas e instalações, que foi apresentada em março de 2022 no Museu Meyer Filho, em Florianópolis, com curadoria de Vento Lima, Francine Goudel e Juliana Crispe.
“O Teatro Negro e as Dinâmicas do Racismo no Campo Teatral” tem 262 páginas e prefácio de Leda Maria Martins e contracapa de Júlio Cesar de Tavares. Publicado pela editora Hucitec em parceria com a Capes e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, o livro é resultado da tese de doutorado em teatro da autora. A pesquisa parte de uma busca por compreender como a categoria raça opera no campo artístico e logo quais as formas de resistência de artistas negras, negres e negros contemporâneos.