A mostra evidencia as minuciosas e diversas etapas que deram origem ao filme Almofada de Penas, percorrendo com detalhamento o mundo da animação em stop motion. Entre as peças em exposição, estarão personagens, cenários, adereços, figurinos e sistemas utilizados durante o processo de animação, além de materiais de pesquisa, storyboard, concepts, cartazes, trailer e imagens de bastidores.
Utilizando a técnica de filmagem são do stop motion (para a qual são necessárias 24 fotos para se criar um segundo de filme), o diretor Joseph Specker Nys concebe o curta-metragem de animação, que foi contemplado no programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014.
Almofada de Penas é uma adaptação do conto homônimo do escritor Horacio Quiroga (1878-1937), considerado um dos principais contistas latino-americanos de todos os tempos. A trama acompanha Alicia, protagonista que contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia todo o drama agindo de um modo indiferente. Um mistério está enlouquecendo Alícia e a enfermidade faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.
A pré-estreia do filme é no dia 22 de março, em três sessões: 19h30, 20h e 20h30. As exibições são realizadas na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).