Guia Floripa

Falas de Marieta: A Estética Feminina

O primeiro encontro do Falas de Marieta – série de encontros promovidos pelo Instituto Marieta, para discutir Direitos Humanos – tem o tema A estética feminina: imposições e expectativas sociais. Na oportunidade, duas palestrantes, Cristina Colombo Nunes e Sharlene Melanie, contam as suas histórias e visões sobre a representação do feminino ao longo da história, da arte e da fotografia. Também se faz presente no evento o Brechó das Marietas. 

Cristina Colombo Nunes é professora de História e Evolução do Design, vinculada ao Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). No encontro, ela ministra a palestra O que queria Helena de Troia?: A linguagem social do corpo feminino. A palestra toma como exemplo a lendária beleza de Helena de Troia – que é até hoje lembrada, mas pouco se sabe do que esta mulher pensava, sonhava ou acreditava – para tratar das mudanças nas representações do corpo feminino nas artes e publicidade. Discute-se a construção de um ideal de beleza feminina decorrente de cenários sociopolíticos que por vezes desconsideram a voz e a vontade das mulheres.

Sharlene Melanie é designer e descobriu-se fotógrafa somente após começar a dar aula de Fotografia para o curso de Design na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Sobre a sua fala: Com sua experiência em docência, Sharlene percebeu que seus alunos não se bastavam das teorias e técnicas, mas precisavam de um novo olhar sobre o mundo. Assim, desenvolveu dinâmicas que contextualizasse questões sócio-políticas para despertar mais empatia, responsabilidade e envolvimento nos projetos dos alunos. Após perceber essa necessidade no campo do ensino em Design, criou um projeto fotográfico chamado Do Corpo Ao Movimento que retrata mulheres nuas e seminuas e as convida a se apropriarem de seus corpos e reconhecerem quem elas são, independente de suas aparências físicas. O trabalho realizado em Do Corpo Ao Movimento também fica exposto no dia das palestra. 

Sair da versão mobile