A primeira mostra aberta no ano de 2019 na Fundação Cultural Badesc, a exposição Coleta e Broto contém obras artísticas que têm como matérias-primas uma mistura de materiais orgânicos e inorgânicos.
A exposição, com obras de Marcia Sousa, aborda as formas orgânicas presentes na natureza, à coleta de elementos vegetais e o encontro com lugares que brotam.
“Sementes voadoras, teriam elas alguma substância? Em algumas delas, suas asas são tão delgadas e transparentes que quase não existem. E ainda assim vivem, resistentes em sua delicadeza, frente às intempéries e a todo tipo de agressões advindas do fora. Seus voos são silenciosos, solitários e breves: poéticas da quietude e da suavidade. Não alardeiam suas quedas, não há choque, holofotes, cabem no exato espaço entre dois tempos ínfimos” – relata a artista responsável.
Marcia Sousa é artista visual, pesquisadora e professora. Graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC e doutora em Poéticas Visuais pela UFRGS. Atualmente pesquisa as relações entre Arte e Natureza.