A artista Tercília dos Santos apresenta sua exposição “A herança negra na cultura brasileira” até 16 de junho na Sala Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC). A noite de abertura, a partir das 19h30, terá show e feita de artigos afro-brasileiros. A entrada é gratuita com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Tercília dos Santos é natural de Piratuba (SC), considerada uma das maiores representantes da pintura naïf no país. Na exposição apresentará telas inéditas que retratam as memórias da infância no interior catarinense.
A exposição destaca manifestações da cultura negra por todo o Brasil, em especial nas comunidades rurais, por meio da pintura naïf que se caracteriza pelo uso intuitivo da cor, sem formalismos acadêmicos.
As telas retratam das festas à culinária, da religiosidade ao folclore, da lida na roça ao protagonismo feminino, marcante nas atividades comunitárias do interior. Tudo emoldutado pelo colorido das flores e da paisagem campestre, pontuada por pássaros e animais de criação.