A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) é a mais nova orquestra de Santa Catarina, voltada à sustentabilidade, inclusão social, educação e inovação, em valorização da arte. O concerto inaugural denominado “Lumina Ignis – Luz e Transformação” ocorre no dia 26 de junho, a partir das 19h, no Teatro Ademir Rosa (CIC) e terá regência de um dos maiores maestros da atualidade, Roberto Minczuk, titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Diretor Musical da New Mexico Philharmonic (EUA).
Além disso, haverá ainda a participação especial da soprano brasileira Maria Carla Pino Cury e do tenor argentino Santiago Martinez. Em uma combinação de imagem, luz e música, a apresentação traz obras-primas clássicas e contemporâneas de diversos estilos musicais como o barroco, romântico e contemporâneo.
Traz clássicos dos artistas Edino Krieger, Jacques Offenbach, Christoph Willibald Gluck e Georg Händel, além da Sinfonia Nº 3 Em Mi Bemol Maior, Op. 55, “EROICA”, de Beethoven, e a estreia mundial da compositora Elodie Bouny.
Ainda, homenageia os 200 anos da imigração alemã no Brasil e os 195 anos em Santa Catarina.
A entrada é franca, mas o evento é solidário, já que busca ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul com doações voluntárias de alimentos, roupas de inverno e produtos de higiene. A classificação é livre e a abertura será às 18h.