Cliclsimo: Morro das Pedras

Ciclismo

Ciclismo é um esporte que utiliza a bicicleta como um instrumento de corrida, com o objetivo de estipular metas e cumprir determinados percursos no menor tempo possível. A atividade pode ser praticada em diferentes graus e percursos: dependendo do condicionamento físico e da vontade do ciclista, a pedalada pode ser curta ou longa.

O esporte, que teve início na Inglaterra em meados do século XIX, está incluído no programa olímpico desde a primeira edição dos jogos, em 1896. Atualmente, ele é enquadrado em quatro categorias: ciclismo de pista, em estradas, montanhas e BMX.

Em 2014, Florianópolis tem 43 quilômetros de vias ciclísticas. Parte delas são ciclovias, separadas fisicamente das rodovias ou ruas, outras são ciclofaixas, que são separadas por tachões ou pintura.

Em Floripa, o esporte pode ser praticado de três maneiras diferentes:

Ciclismo de estradas: É geralmente praticado por ciclistas profissionais, que participam da competição do Iron Man Brasil (maior prova de Triathlon do mundo), no qual, atletas de diversos países realizam uma grande prova de resistência, que consiste em nadar 4 km, correr 42 km e pedalar cerca de 180 km por toda a extensão da Ilha. Os treinos de Bike para essa prova são realizados em percursos de grandes distâncias, ligando principais avenidas da cidade, como a Via Expressa Sul, Beira-mar Norte e SC-401. Esta última, liga o centro ao norte da Ilha, mas deve ser evitada por ciclistas iniciantes, pois possui muitos trechos sem acostamento, subidas, descidas e buracos, que dificultam a prática segura da atividade.

Lembrando que é importante não andar por rodovias com intenso movimento de carro, ou que não apresente estrutura para efetuar um percurso totalmente seguro e confortável.

Ciclismo de curtas distâncias: Diariamente pelas ruas e ciclovias de Floripa são avistados ciclistas, de todas as idades e tipos físicos, desempenhando a atividade como forma de entreter-se, reunir a família, amigos e ao mesmo tempo, manter a forma física. Ciclovias como a Beira-mar Norte, com 9.400 metros de extensão, e a Beira-mar Continental, com 1.700 metros de extensão, são percursos bastante utilizados pelos ciclistas da cidade, que atualmente tem o terceiro melhor índice de qualidade de vida do país. O fim de tarde é bem disputado nesses locais, e o pôr-do-sol fica como uma brinde. A Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, também é usada para passeios de bicicleta, mas não possui uma ciclovia, tendo que andar pela calçada mesmo.

Cicloturismo: É uma modalidade de viagem turística, geralmente, praticada em estradas secundárias, trilhas e caminhos de interior. Os cicloturistas buscam percursos que contenham bastante aventura, contato com belezas naturais e simplicidade das boas companhias. Para a prática, o ciclista deve estar com o roteiro já definido, podendo durar horas, dias ou até meses. Tal roteiro pode ser cumprido sozinho, em duplas, em família ou em grupos. O ideal é contratar um guia para acompanhar a atividade, no fim da matéria temos informação de Serviços.

Bem-Estar

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.

Benefícios: Queima de gorduras localizadas, a redução de estresse, fortalecimento e resistência muscular, melhora no condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular, além de ajudar a manter a forma física.

O que usar

Para praticar o esporte, é imprescindível o uso de um equipamento adequado, pois a atividade apresenta eventuais riscos e imprevistos, como cortes, torções, fraturas e quedas, além de problemas de manutenção da bicicleta. Portanto, com objetivo de prevenir tais eventuais imprevistos, o ciclista deve estar sempre munido de capacete, farol e sinalizações, garrafa de água, tênis, óculos, além de luvas, kit de reparos de pneu e roupas confortáveis, como a de lycra.

Serviços

E para quem procura ideias de passeios em Floripa, empresas, como a Floripa Bike Tour e a Caminhos do Sertão, oferecem aluguel de bicicletas e diversos passeios guiados, incluindo pedaladas para o sul da Ilha, Lagoa do Peri, Lagoa da Conceição, trilhas e praias. Além disso, toda semana a Ciclo bike, localizada no bairro da Trindade, organiza pedaladas noturnas com percursos que mudam a cada encontro.

    publicidade
  • Veja também:



publicidade

publicidade